QUINO

QUINO
TODA MAFALDA

sábado, 3 de março de 2012

II Guerra Mundial - Uma Aula a Mais! - Gen - Pés Descalços (Keiji Nakazawa)


Por Caio Ferraro

-"Professor dá uma aula sobre II Guerra Mundial pra gente?"
- Não posso cara, num tá no cronograma, só na 8ª série.
-"Mas não tem jeito professor? Arrumar outro horário?"
- Ahhhhhhhhhhhh aí tem...

Nascia assim um pequeno grupo que chamei de "Uma Aula a Mais!". Mulecada da 6ª série interessada e um espaço de 2 meses pra falar de um mesmo assunto de várias maneiras diferentes! Começamos com uma aula convencional e fomos incrementando com as diversas perspectivas de uma mesma Guerra. O símbolo do nosso grupo foi o clássico GEN - PÉS DESCALÇOS (HADASHI NO GEN - no original japonês e BAREFOOT GEN na tradução em inglês).


Barefoot Gen

Em uma das aulas apresentei parte do anime inspirado nos quadrinhos. O impacto foi tanto que resolvi arrumar um jeito para que os meninos pudessem ler na íntegra. Para minha surpresa não encontrei nenhuma edição digitalizada, mas coincidentemente a Editora Conrad lançava uma nova edição, agora prometendo publicar a obra na íntegra (a edição anterior era reduzida).


Gen - Pés Descalços
Keiji Nakazawa era apenas uma criança quando a bomba atômica pulverizou Hiroshima e Gen é o seu relato parte biográfico, parte ficção, pois é fruto das memórias de uma criança. A maneira como descreve sua realidade antes e depois da queda da bomba nos ajuda a entender que estudar uma Guerra é muito mais do que apontar vencedores e vencidos, assinaturas de tratados de paz e batalhas históricas. A família Nakaoka sofreu com a falta de comida em tempos de guerra, sofreu ao enviar filhos para suprir a demanda do exército japonês e sofreu pela postura pacifista do seu patriarca, que não via sentido em continuar o conflito. Esta é uma história sobre os que realmente sofrem com as guerras, o povo. 


Leitura obrigatória para todos os que acreditam que a bomba de Hiroshima foi um "mal necessário", "milhares morreram para salvar milhões", "o Japão não se renderia"... E outros lugares comuns ensinados nas escolas. Não é a história de heróis, é a história de sobreviventes. 

Gen - Pés Descalços

Compramos o volume 1 e 2, agora estamos nos organizando para comprar o terceiro volume e quando todos do grupo concluem a leitura doamos para a biblioteca da escola para que outros tenham a oportunidade de ler um clássico essencial para compreendermos que a maior batalha está longe, muito longe das trincheiras.

"Depois da bomba atômica, a morte era o inferno e viver se tornou algo mais infernal ainda... Muitos sobreviventes continuavam a chorar tristes lágrimas de sofrimento por todos os cantos onde se refugiaram." Gen - Pés Descalços (Keiji Nakazawa) 
Rosa de Hiroshima - Ney Matogrosso

ps:esse post é dedicado aos meus alunos do grupo Uma Aula a Mais!


4 comentários:

Bruno Portella disse...

Essa cena inicial de Gen é uma das coisas mais aterrorizantes que eu vi sobre a Guerra. Nunca vi ou li a história inteira. Mas ainda preciso.

Muito bom!

Caloi disse...

O senhor tem obrigação moral de ler GEN!

Anônimo disse...

Apesar de mostrar coisas horrendas da Segunda Guerra,é uma linda história pois mostra a coragem de um menino.Que menino exemplar!


RENATO ZUQUE

Jéssica disse...

Parabéns pela ideia e realização do blog!

Gen é uma obra antológica que estou tendo a oportunidade de conhecer agora.

Feliz que cada vez mais e mais professor@s conheçam a força do quadrinho dentro e fora de sala.

Os Queridinhos!