Turma do Xaxado

Turma do Xaxado
Antonio Cedraz

domingo, 14 de novembro de 2010

Homossexualidade: X-Men - Jovens Vingadores - Autorithy - Ghotam City - Contra o Crime

Por Caio Ferraro 

Nós trabalhamos os quadrinhos em sala de aula em 3 fases: 1ª quadrinhos que tratam diretamente do fato histórico; 2ª quadrinhos que tratam indiretamente da temática abordada; 3ª quadrinhos que não tratam a temática em questão.

Essa aula sobre Homossexualidade foi aplicada justamente na 3ª fase. Nesta etapa os alunos trabalham com a idéia que todo material de mídia serve como fonte histórica e são auxiliados na busca de informações invisíveis a uma leitura superficial.

Todos os alunos receberam o material individualmente, composta de 6 páginas essa seleção  conta apenas com HQ's "atuais" (leia-se últimos 10 anos), com a intenção de discutir a  maneira como é retratada Homossexualidade.
    


Jovens Vingadores


Jovens Vingadores

Autorithy


Ghotam City - Contra o Crime
X-Men

Diferente de outras aulas essa segue um rumo determinado, porque indepedente de reações homofóbicas após a primeira leitura do material há uma introdução da história da homossexualidade, indicando que as relações entre pessoas do mesmo sexo estão presentes no decorrer da nossa história social, desmistificando a idéia de que seja um "problema" atual. Os vídeos no final do post foram de valiosa ajuda.
Depois de uma breve introdução histórica retomamos a análise do material:

I - Jovens Vingadores: o romance entre dois membros homens da equipe poderia pressupor o liberalismo sobre o tema nas HQ's da editora MARVEL,  porém a forma velada com que é retratada a relação representa que o tabu ainda está presente: não há trocas físicas de afeição e até mesmo o "Eu te amo" fica subentendido. Há ainda a referência à São Francisco, que ressaltaremos adiante.

II - Autorithy: aqui focamos na base ideológica das histórias do "super grupo". Explicamos aos alunos que o grupo é uma releitura crítica das principais personagens da editora DC comics, como por exemplo os noivos Apolo e Meia-Noite, que são as representações do Superman e Batman respectivamente. Todas as histórias do grupo se desenvolvem sobre o pensamento: "o que os super-heróis fariam no mundo real?" e diante da visão sempre crítica à sociedade surge o contexto em que um casamento homossexual entre as principais personagens da história seja possível.

III - Ghotam City - Contra o Crime: o foco aqui foi ressaltar primeiramente a utilização de personagens secundárias para trabalhar o tema (assim como Jovens Vingadores, sem envolver os principais ícones das duas principais editoras), no caso a policial René Montoya, coadjuvante nas histórias do Batman. Discutimos muito essa questão da aceitação familiar, em que as pessoas tomam o ato de aceitar como se fosse um favor a um doente.

IV - X-Men: essa única página final contribui e muito nesse aprendizado que é analisar historicamente todo e qualquer conteúdo. O jornal no chão do gueto traz a manchete que conclui a história: "Prefeita recebe os X-Men na cidade". Primeira pergunta aos alunos: Qual cidade? São Francisco. Segunda pergunta: Em que outro quadrinho trabalhado a cidade de São Francisco é citada? Porque? Explicamos o motivo da cidade ser escolhida como referência do liberalismo homossexual e como a presença de um grupo omo os X-Mem, "pessoas odiadas e temidas por serem diferentes", está diretamente relacionada com a história da cidade. Citamos ainda como opção o filme MILK.



site:

http://www.homossexualismo.net/
vídeos:

História da Homossexualidade

TV Tudo: Miguel Zioli



"Você quer contar que é Lésbica? É isso? Lembra como eu fiquei louco quando descobri? E você quer contar isso pra eles? A mamãe tava chorando quando me ligou, Renne! Ela me perguntou onde tinha errado e estava rezando pela sua alma!"

3 comentários:

Fênix27 disse...

Olá!
Visitei o seu blog e gostei,sou mais uma seguidora. Desejo muito sucesso no seu caminhar,
Um abraço.

Anônimo disse...

That is really helpful. It provided me a number of ideas and I'll be placing them on my web site eventually. I'm bookmarking your blog and I'll be back. Thanks again!

online pharmacy

Anônimo disse...

gostei muito do seu blog interesante posta mais coisas ficaria muito feliz em ler mais beijos de sua internauta

Os Queridinhos!