Turma do Xaxado

Turma do Xaxado
Antonio Cedraz

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Origem do homem - As Cobras (Luis Fernando Veríssimo) & Um Sábado Qualquer (Carlos Ruas))

por Pedro Fernandes Russo




Aula sobre a Origem do homem:

Começamos a aula apresentando para a sala um quadrinho retirado do site Um Sábado Qualquer , do cartunista Carlos Ruas, que consiste basicamente em uma conversa entre Deus e Adão, comentando sobre a origem da vida em algumas crenças e culturas, inclusive a cristã, e um outro quadrinho de Luis Fernando Veríssimo, que mostrava um diálogo entre duas minhocas sobre a origem do mundo. A intenção foi criar uma dúvida na cabeça dos estudantes, afim que eles se indagassem de onde vieram os seres humanos. Fizemos uma breve exposição das teorias da origem da vida proposta pelas mais tradicionais religiões e culturas.

Por fim, utilizamos o documentário "Dancem Macacos, Dancem!" de Ernest Cline que narra de forma metafórica a vida humana e suas consequências, denominando os seres humanos como macacos.



Após o vídeo impulsionamos uma discussão acerca de todo o conteúdo passado na aula, a fim de que os alunos desenvolvessem esse senso crítico de olhar para o mundo e suas crenças e não pensarem que elas são diferentes entre si, mas sim que todas vieram da necessidade do homem de explicar a origem das coisas, tornando mais cabíveis algumas explicações para algumas culturas, e outras para outras culturas.

Núcleo de Ensino História & Quadrinhos UNESP-Franca


"Há bilhões de galáxias no universo observável, E cada uma delas contém centenas de bilhões de estrelas, Em uma dessas galáxias, Orbitando uma dessas estrelas, Há um pequeno planeta azul, E este planeta é governado por um bando de macacos, Mas esses macacos não pensam em si mesmos como macacos, Eles nem sequer pensam em si.."

2 comentários:

Lucas Lima disse...

Muito boa a idéia de trazer as varias terorias de onde surgiu o homem em forma de quadrinhos. De fato, posso dizer que se torna muito mais interessante do que apenas descrever com as palavras que cada religião ou cientista utiliza para explicar a origem do homem.

Além disso, é importante deixar claro que não há um certo ou errado, já que não sabemos, de fato, qual é a tese correta, ou mesmo se não estão todas corretas...

Caloi disse...

Ok Little Peter...

eu vou tomar coragem e aplicar essa aula na 6ª série..!

Quando os pais me agredirem a culpa será sua!

Os Queridinhos!