Por Caio Ferraro
-"Professor dá uma aula sobre II Guerra Mundial pra gente?"
- Não posso cara, num tá no cronograma, só na 8ª série.
-"Mas não tem jeito professor? Arrumar outro horário?"
- Ahhhhhhhhhhhh aí tem...
Nascia assim um pequeno grupo que chamei de "Uma Aula a Mais!". Mulecada da 6ª série interessada e um espaço de 2 meses pra falar de um mesmo assunto de várias maneiras diferentes! Começamos com uma aula convencional e fomos incrementando com as diversas perspectivas de uma mesma Guerra. O símbolo do nosso grupo foi o clássico GEN - PÉS DESCALÇOS (HADASHI NO GEN - no original japonês e BAREFOOT GEN na tradução em inglês).
Barefoot Gen
Em uma das aulas apresentei parte do anime inspirado nos quadrinhos. O impacto foi tanto que resolvi arrumar um jeito para que os meninos pudessem ler na íntegra. Para minha surpresa não encontrei nenhuma edição digitalizada, mas coincidentemente a Editora Conrad lançava uma nova edição, agora prometendo publicar a obra na íntegra (a edição anterior era reduzida).
Gen - Pés Descalços |
Keiji Nakazawa era apenas uma criança quando a bomba atômica pulverizou Hiroshima e Gen é o seu relato parte biográfico, parte ficção, pois é fruto das memórias de uma criança. A maneira como descreve sua realidade antes e depois da queda da bomba nos ajuda a entender que estudar uma Guerra é muito mais do que apontar vencedores e vencidos, assinaturas de tratados de paz e batalhas históricas. A família Nakaoka sofreu com a falta de comida em tempos de guerra, sofreu ao enviar filhos para suprir a demanda do exército japonês e sofreu pela postura pacifista do seu patriarca, que não via sentido em continuar o conflito. Esta é uma história sobre os que realmente sofrem com as guerras, o povo.
"Depois da bomba atômica, a morte era o inferno e viver se tornou algo mais infernal ainda... Muitos sobreviventes continuavam a chorar tristes lágrimas de sofrimento por todos os cantos onde se refugiaram." Gen - Pés Descalços (Keiji Nakazawa)
Rosa de Hiroshima - Ney Matogrosso
4 comentários:
Essa cena inicial de Gen é uma das coisas mais aterrorizantes que eu vi sobre a Guerra. Nunca vi ou li a história inteira. Mas ainda preciso.
Muito bom!
O senhor tem obrigação moral de ler GEN!
Apesar de mostrar coisas horrendas da Segunda Guerra,é uma linda história pois mostra a coragem de um menino.Que menino exemplar!
RENATO ZUQUE
Parabéns pela ideia e realização do blog!
Gen é uma obra antológica que estou tendo a oportunidade de conhecer agora.
Feliz que cada vez mais e mais professor@s conheçam a força do quadrinho dentro e fora de sala.
Postar um comentário